terça-feira, 6 de março de 2012

CURSO DE VIOLÃO

CURSO DE VIOLÃO


Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável.  
Melodia - Combinação de sons sucessivos;  
Harmonia - Combinação de sons simultâneos;   
Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que  são executadas;   
Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos:    
Violão Cifrado O mais usado pelos violonistas onde  o instrumento é usado  para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em  um ritmo.   
Violão  Solado  Um  método  mais  aprofundado  onde  o  intérprete  executa  a  melodia  da  música  sem  cantar.  Muito  usado  em  música  erudita  onde  os  violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.  
  
Classificação quanto ao instrumento  


O violão pode ser:   


Violão nylon são aqueles que usam cordas de nylon, possuem um número reduzido de modelos e são usados em estilos leves como toda MPB e as músicas Clássicas.   
  
Violão aço são aqueles que usam cordas de aço, possuem um universo de modelos, o mais  versátil é o folk, pois ele  aceita ser  tocado  em vários estilos principalmente o POP e ROCK, além de poder-mos executar vários  arranjos  de  baixo  e  guitarra,  como  já  foi  dito  antes,  e  ainda  podemos usar palheta de guitarra para toca-lo, que particularmente não sobrevivo  sem  as  palhetas  pois  elas  dão  um  som  mais  brilhante  que  ser  tocado  pelos dedos, alem de proporcionarem uma grande velocidade nos solos,  como                   se fosse uma guitarra.   
      
Classificação quanto ao estilo   
      
Violão harmonia faz apenas o fundo da música para dar um brilho, nelas  são valorizadas as 3as e 5as arpejando as cordas e acordes.   
  
Violão Melodia é o método em que seguimos a música, tocamos todos os acordes valorizando as notas reais da música. 


Violão Solo é o estilo onde tocamos apenas as notas principais da melodia.   
  
Violão  Base  É  o  estilo  que  dá  mais  peso  à  música,  ele  é  tocado  com  palhetas e batidas.  
  Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos:   
  
Violão Cifrado O mais usado pelos violonistas onde  o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em  um ritmo.  
  
Violão  Solado  Um  método  mais  aprofundado  onde  o  intérprete  executa  a  melodia  da  música  sem  cantar.  Muito  usado  em  música  erudita  onde  os  violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.


  *DEFINIÇÕES BÁSICAS  
  
ESCALA  =  é  uma  série  de  sons  ascendentes  ou  descendentes  na  qual  o  último som será a repetição do primeiro.  
INTERVALO = é a distância entre dois sons.  
SEMITOM (ou 1/2 tom)= é o menor intervalo entre dois sons  
TOM = é o intervalo formado por dois semitons.  
SUSTENIDO (#) = eleva o som em um semitom.  
BEMOL (b) = abaixa o som em um semitom.  
MÚSICA  = é uma  arte cuja a matéria fundamental é o som, que através  dele formamos a melodia, harmonia e o ritmo.  
SOM  =  é  o  choque  entre  dois  objetos  sonoros,  possui  quatro  qualidade  básicas: altura, intensidade, timbre e duração.  
ALTURA  = é a propriedade que podemos distinguir os sons graves, médios  e agudos.  
INTENSIDADE  = é a força empregada na execução dos sons. As músicas  poderão ser tocadas forte, fraco etc.  
TIMBRE  =  é  a  qualidade  pela  qual  podemos  distinguir  o  corpo  sonoro  (instrumentos).  
DURAÇÃO = é a qualidade pela qual podemos distinguir o das notas. 

*OS NOMES DAS NOTAS  
  
Os nomes das sete notas musicais que usamos são:  


DÓ - RÉ - MI - FA - SOL - LA – SI  
  
Para escrevermos a música usamos a pauta ou pentagrama composta de 5  linhas e 4 espaços contados sempre de baixo para cima.  
As notas DÓ - RÉ - MI - FA - SOL - LA - SI, forma a escala de tom maior.As notas da escala também podem ser chamadas de graus.  
  
DÓ       RÉ       MI      FA       SOL     LA        SI  
   I          II        III        IV         V         VI        VII  
  
Alguns países como a Alemanha, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, ainda  hoje empregam estas notas.  
  
A          B         C         D          E         F          G  
LA       SI       DÓ      RÉ       MI      FA        SOL  
  
No Brasil, usamos as letras do alfabeto também para denominar as cifras, ou  seja, os acordes.  
      
TABLATURA 


Tablatura é uma forma de leitura musical em instrumentos de cordas como violão, guitarra e baixo. Diferente da partitura, que é a forma de transcrição completa da música e que exige um maior estudo, a tablatura é bem mais simples e é voltada para músicos iniciantes. Com a partitura um músico experiente que nunca tenha ouvido uma determinada música pode facilmente tocá-la e ela soará idêntica. Já com a tablatura é necessário porém que o músico conheça a música em questão pois terá informações como tempo da música e velocidade de cada nota mas sim apenas as cordas e trastes que devem ser pressionados. Além das notas a serem tocadas a tablatura também indica técnicas como bends, slides, hammer-ons, pull-offs, harmônicos e vibrato. 


Lendo as tablaturas 


O conceito básico da tablatura é apresentar no papel um conjunto de 
linhas que representam as cordas do instrumento. Sendo assim para uma guitarra ou violão comum você terá seis linhas, para um baixo de quatro cordas terá quatro linhas, para um baixo de cinco cordas cinco linhas, para uma guitarra de sete cordas sete linhas e assim por diante. Geralmente nos exemplos mostrados aqui usaremos tablaturas de seis linhas para guitarra mas o principio é o mesmo para qualquer quantidade de cordas. 
Uma tablatura vazia de guitarra ou violão apresenta-se da seguinte forma: 

E------------------------------------------------------ 
B------------------------------------------------------ 
G------------------------------------------------------ 
D------------------------------------------------------ 
A------------------------------------------------------ 
E------------------------------------------------------ 

A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi mais grossa) e a 
linha de cima representa a corda mais fina (mi mais fina). De cima para baixo as linhas representam as cordas mi, si, sol, re, la, mi. 

Uma tablatura vazia de baixo (quatro cordas) apresenta-se da seguinte forma: 

G------------------------------------------------------ 
D------------------------------------------------------ 
A------------------------------------------------------ 
E------------------------------------------------------ 
A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol). De cima para baixo as linhas 
representam as cordas sol, ré, lá, mi. 

Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta. As notas devem ser lidas da esquerda para a direita. 

E------------------------------------------------------ 
B------------------------------------------------------ 
G------------------------------------------------------ 
D------------------------------------------------------ 
A------------------------------------------------------ 
E---0--1--2--3----------------------------------------- 

O exemplo acima indica as seguinte notas (uma de cada vez) na ordem: 

- corda mais grossa deve ser tocada solta (0) 

- depois a mesma corda deve ser tocada no primeiro traste (1) 

- depois a mesma corda deve ser tocada no segundo traste (2) 

- depois a mesma corda deve ser tocada no terceiro traste (3) 

E------------------------------------------------------ 
B------------------------------------------------------ 
G---------0--------1--0-------------------------------- 
D---0--3-----0--3-------------------------------------- 
A------------------------------------------------------ 
E------------------------------------------------------ 
O exemplo acima é o início do riff de Smoke On The Water da banda Deep Purple e deve ser tocado da seguinte forma. 

- terceira corda (re) tocada solta (0) 

- terceira corda (re) tocada no terceiro traste (3) 

- quarta corda (sol) tocada solta (0) 

- terceira corda (re) tocada solta (0) 

- terceira corda (re) tocada no terceiro traste (3) 

- quarta corda (sol) tocada no primeiro traste (1) 

- quarta corda (sol) tocada solta (0) 
Nos exemplos acima as notas são tocadas uma de cada vez. Quando 
duas ou mais notas (obviamente em duas ou mais cordas) devem ser 
tocadas de uma só vez (formando um acorde) a indicação é conforme abaixo: 

E----3-------------------------------------------------- 
B----3-------------------------------------------------- 
G----4-------------------------------------------------- 
D----5-------------------------------------------------- 
A----5-------------------------------------------------- 
E----3-------------------------------------------------- 

Note que este é um acorde sol maior. Note que estando na mesma coluna as notas devem ser tocadas todas de uma só vez indicando um acorde. 
Apenas devem ser tocadas as cordas marcadas (no exemplo acima 
todas). Uma linha vazia indica que a corda não deve ser tocada. Um 
número zero indica que a corda deve ser tocada solta. Embora possam indicar acordes o mais comum é que as tablaturas sejam usadas para solos ou riffs enquanto os acordes são indicados por cifras. Embora de maneira geral as tablaturas não indiquem o tempo de duração das notas e o intervalo entre elas, o espaçamento entre as colunas pode ser usado para dar alguma idéia sobre tempo e duração conforme o exemplo abaixo. Tratam-se das primeiras notas do hino nacional americano. Note o espaço maior que indica a pausa. 

E-----------------------0--------4--2-0---------------- 
B---0--------------0---------------------------------0- 
G------1------1----------------------------1----3------ 
D--------2--------------------------------------------- 
A------------------------------------------------------ 
E------------------------------------------------------ 



O que é melhor. Corda de Aço ou corda de Nylon ?  
  
  
Em relação a produzir um som mais agradável eu aconselho as cordas de  aço, porém dependendo do violão podem ficar um pouco duras, tornado-se  difícil  de  tocar.  Dessa  maneira  eu  recomendo  ao  iniciante  usar  cordas  de  nylon, mas lembre-se que isso também é questão de gosto.     
Observe  e  analise  o  tipos  de  encordoamento,  pois  existem  espessuras  diferentes.   Particularmente   prefiro   os   mais   finos,   é   uma   questão   de  experiência.   
E sempre bom consultar um especialista (Luthier) ele pode indicar o melhor  tipo  de  corda  para  seu  instrumento.  Existem  pessoas  que  desafinam  o  instrumento e deixam as cordas bambas quando o guardam, acreditam que  a tensão das cordas empenam o braço.     
Até que me provem o contrário não acredito que as cordas de aço podem  empenar o braço do instrumento, já que comigo nunca aconteceu.     O que deve ser observado é como guardar o instrumento. Nunca guarde em  pé encostado na parede, como as cordas viradas para fora, isso sim poderá  empenar  o  braço.  Se possível  guarde sempre  deitado com  as cordas  para  baixo  e  de  preferência  num  case.  Se  preferir  você  pode  usar  aqueles  suportes para guardar o instrumento em pé.  



Como posso aprender a solar e paletar?  
    
Bom, o solo é uma técnica que apresenta muitas dificuldades principalmente  para aquelas pessoas que ainda não possuem agilidade nos dedos e mãos e  um bom sincronismo.    
Existe     um     técnica     que     apelidamos        de    paletadas      alternadas       que    é  extremamente  útil  na  execução  de  solos.  Esta  técnica  é  considerada  bastante  simples,  é  fundamental  para  o  estudante  de  solo.  As  paletadas alternadas  ajudam  a  desenvolver  a  agilidade  e  velocidade  na  prática  dos   solos, e são matérias preliminares de outras técnicas como o SWEEP PICK -  técnica  de  paletadas  que  permite  a  execução  de  várias  notas  em  poucos  segundos. As paletadas alternadas são consideradas o modo acadêmico de  se tocar, cromatismos, escalas, solos, etc...    
Portanto e a primeira técnica que se aprende ao começar a estudar solo. O  domínio  desta  técnica  e  simples,  basta  seguir  os exercícios  com  precisão,  com tempo você acostuma e passa a tocar todos seus solos e arranjos com  paletadas alternadas, passa a ser involuntário.    
Existe outras técnicas que usam paletadas no mesmo sentido, vai depender  muito   do   estilo   do   sentimento   da   música.   Observe   também   aqueles  instrumentistas  que  não  usam  paletas,  como  os  veteranos  da  música  flamenca. Procure observar os guitarristas nas apresentações, você vai ver  que muitos aplicam esta técnica. Se realmente deseja aprender a improvisar  
em  solos,  devera  saber  usar  esta  técnica,  e  acredite,  que  com  bastantes  estudos o que antes era complicado, agora se tornará uma coisa simples.    



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