CURSO DE VIOLÃO
Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável.
Melodia - Combinação de sons sucessivos;
Harmonia - Combinação de sons simultâneos;
Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas;
Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos:
Violão Cifrado O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo.
Violão Solado Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.
Classificação quanto ao instrumento
O violão pode ser:
Violão nylon são aqueles que usam cordas de nylon, possuem um número reduzido de modelos e são usados em estilos leves como toda MPB e as músicas Clássicas.
Violão aço são aqueles que usam cordas de aço, possuem um universo de modelos, o mais versátil é o folk, pois ele aceita ser tocado em vários estilos principalmente o POP e ROCK, além de poder-mos executar vários arranjos de baixo e guitarra, como já foi dito antes, e ainda podemos usar palheta de guitarra para toca-lo, que particularmente não sobrevivo sem as palhetas pois elas dão um som mais brilhante que ser tocado pelos dedos, alem de proporcionarem uma grande velocidade nos solos, como se fosse uma guitarra.
Classificação quanto ao estilo
Violão harmonia faz apenas o fundo da música para dar um brilho, nelas são valorizadas as 3as e 5as arpejando as cordas e acordes.
Violão Melodia é o método em que seguimos a música, tocamos todos os acordes valorizando as notas reais da música.
Violão Solo é o estilo onde tocamos apenas as notas principais da melodia.
Violão Base É o estilo que dá mais peso à música, ele é tocado com palhetas e batidas.
Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos:
Violão Cifrado O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo.
Violão Solado Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.
*DEFINIÇÕES BÁSICAS
ESCALA = é uma série de sons ascendentes ou descendentes na qual o último som será a repetição do primeiro.
INTERVALO = é a distância entre dois sons.
SEMITOM (ou 1/2 tom)= é o menor intervalo entre dois sons
TOM = é o intervalo formado por dois semitons.
SUSTENIDO (#) = eleva o som em um semitom.
BEMOL (b) = abaixa o som em um semitom.
MÚSICA = é uma arte cuja a matéria fundamental é o som, que através dele formamos a melodia, harmonia e o ritmo.
SOM = é o choque entre dois objetos sonoros, possui quatro qualidade básicas: altura, intensidade, timbre e duração.
ALTURA = é a propriedade que podemos distinguir os sons graves, médios e agudos.
INTENSIDADE = é a força empregada na execução dos sons. As músicas poderão ser tocadas forte, fraco etc.
TIMBRE = é a qualidade pela qual podemos distinguir o corpo sonoro (instrumentos).
DURAÇÃO = é a qualidade pela qual podemos distinguir o das notas.
*OS NOMES DAS NOTAS
Os nomes das sete notas musicais que usamos são:
DÓ - RÉ - MI - FA - SOL - LA – SI
Para escrevermos a música usamos a pauta ou pentagrama composta de 5 linhas e 4 espaços contados sempre de baixo para cima.
As notas DÓ - RÉ - MI - FA - SOL - LA - SI, forma a escala de tom maior.As notas da escala também podem ser chamadas de graus.
DÓ RÉ MI FA SOL LA SI
I II III IV V VI VII
Alguns países como a Alemanha, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, ainda hoje empregam estas notas.
A B C D E F G
LA SI DÓ RÉ MI FA SOL
No Brasil, usamos as letras do alfabeto também para denominar as cifras, ou seja, os acordes.
TABLATURA
Tablatura é uma forma de leitura musical em instrumentos de cordas como violão, guitarra e baixo. Diferente da partitura, que é a forma de transcrição completa da música e que exige um maior estudo, a tablatura é bem mais simples e é voltada para músicos iniciantes. Com a partitura um músico experiente que nunca tenha ouvido uma determinada música pode facilmente tocá-la e ela soará idêntica. Já com a tablatura é necessário porém que o músico conheça a música em questão pois terá informações como tempo da música e velocidade de cada nota mas sim apenas as cordas e trastes que devem ser pressionados. Além das notas a serem tocadas a tablatura também indica técnicas como bends, slides, hammer-ons, pull-offs, harmônicos e vibrato.
Lendo as tablaturas
O conceito básico da tablatura é apresentar no papel um conjunto de
linhas que representam as cordas do instrumento. Sendo assim para uma guitarra ou violão comum você terá seis linhas, para um baixo de quatro cordas terá quatro linhas, para um baixo de cinco cordas cinco linhas, para uma guitarra de sete cordas sete linhas e assim por diante. Geralmente nos exemplos mostrados aqui usaremos tablaturas de seis linhas para guitarra mas o principio é o mesmo para qualquer quantidade de cordas.
Uma tablatura vazia de guitarra ou violão apresenta-se da seguinte forma:
E------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi mais grossa) e a
linha de cima representa a corda mais fina (mi mais fina). De cima para baixo as linhas representam as cordas mi, si, sol, re, la, mi.
Uma tablatura vazia de baixo (quatro cordas) apresenta-se da seguinte forma:
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol). De cima para baixo as linhas
representam as cordas sol, ré, lá, mi.
Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta. As notas devem ser lidas da esquerda para a direita.
E------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E---0--1--2--3-----------------------------------------
O exemplo acima indica as seguinte notas (uma de cada vez) na ordem:
- corda mais grossa deve ser tocada solta (0)
- depois a mesma corda deve ser tocada no primeiro traste (1)
- depois a mesma corda deve ser tocada no segundo traste (2)
- depois a mesma corda deve ser tocada no terceiro traste (3)
E------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---------0--------1--0--------------------------------
D---0--3-----0--3--------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
O exemplo acima é o início do riff de Smoke On The Water da banda Deep Purple e deve ser tocado da seguinte forma.
- terceira corda (re) tocada solta (0)
- terceira corda (re) tocada no terceiro traste (3)
- quarta corda (sol) tocada solta (0)
- terceira corda (re) tocada solta (0)
- terceira corda (re) tocada no terceiro traste (3)
- quarta corda (sol) tocada no primeiro traste (1)
- quarta corda (sol) tocada solta (0)
Nos exemplos acima as notas são tocadas uma de cada vez. Quando
duas ou mais notas (obviamente em duas ou mais cordas) devem ser
tocadas de uma só vez (formando um acorde) a indicação é conforme abaixo:
E----3--------------------------------------------------
B----3--------------------------------------------------
G----4--------------------------------------------------
D----5--------------------------------------------------
A----5--------------------------------------------------
E----3--------------------------------------------------
Note que este é um acorde sol maior. Note que estando na mesma coluna as notas devem ser tocadas todas de uma só vez indicando um acorde.
Apenas devem ser tocadas as cordas marcadas (no exemplo acima
todas). Uma linha vazia indica que a corda não deve ser tocada. Um
número zero indica que a corda deve ser tocada solta. Embora possam indicar acordes o mais comum é que as tablaturas sejam usadas para solos ou riffs enquanto os acordes são indicados por cifras. Embora de maneira geral as tablaturas não indiquem o tempo de duração das notas e o intervalo entre elas, o espaçamento entre as colunas pode ser usado para dar alguma idéia sobre tempo e duração conforme o exemplo abaixo. Tratam-se das primeiras notas do hino nacional americano. Note o espaço maior que indica a pausa.
E-----------------------0--------4--2-0----------------
B---0--------------0---------------------------------0-
G------1------1----------------------------1----3------
D--------2---------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
O que é melhor. Corda de Aço ou corda de Nylon ?
Em relação a produzir um som mais agradável eu aconselho as cordas de aço, porém dependendo do violão podem ficar um pouco duras, tornado-se difícil de tocar. Dessa maneira eu recomendo ao iniciante usar cordas de nylon, mas lembre-se que isso também é questão de gosto.
Observe e analise o tipos de encordoamento, pois existem espessuras diferentes. Particularmente prefiro os mais finos, é uma questão de experiência.
E sempre bom consultar um especialista (Luthier) ele pode indicar o melhor tipo de corda para seu instrumento. Existem pessoas que desafinam o instrumento e deixam as cordas bambas quando o guardam, acreditam que a tensão das cordas empenam o braço.
Até que me provem o contrário não acredito que as cordas de aço podem empenar o braço do instrumento, já que comigo nunca aconteceu. O que deve ser observado é como guardar o instrumento. Nunca guarde em pé encostado na parede, como as cordas viradas para fora, isso sim poderá empenar o braço. Se possível guarde sempre deitado com as cordas para baixo e de preferência num case. Se preferir você pode usar aqueles suportes para guardar o instrumento em pé.
Como posso aprender a solar e paletar?
Bom, o solo é uma técnica que apresenta muitas dificuldades principalmente para aquelas pessoas que ainda não possuem agilidade nos dedos e mãos e um bom sincronismo.
Existe um técnica que apelidamos de paletadas alternadas que é extremamente útil na execução de solos. Esta técnica é considerada bastante simples, é fundamental para o estudante de solo. As paletadas alternadas ajudam a desenvolver a agilidade e velocidade na prática dos solos, e são matérias preliminares de outras técnicas como o SWEEP PICK - técnica de paletadas que permite a execução de várias notas em poucos segundos. As paletadas alternadas são consideradas o modo acadêmico de se tocar, cromatismos, escalas, solos, etc...
Portanto e a primeira técnica que se aprende ao começar a estudar solo. O domínio desta técnica e simples, basta seguir os exercícios com precisão, com tempo você acostuma e passa a tocar todos seus solos e arranjos com paletadas alternadas, passa a ser involuntário.
Existe outras técnicas que usam paletadas no mesmo sentido, vai depender muito do estilo do sentimento da música. Observe também aqueles instrumentistas que não usam paletas, como os veteranos da música flamenca. Procure observar os guitarristas nas apresentações, você vai ver que muitos aplicam esta técnica. Se realmente deseja aprender a improvisar
em solos, devera saber usar esta técnica, e acredite, que com bastantes estudos o que antes era complicado, agora se tornará uma coisa simples.
O que é melhor. Corda de Aço ou corda de Nylon ?
Em relação a produzir um som mais agradável eu aconselho as cordas de aço, porém dependendo do violão podem ficar um pouco duras, tornado-se difícil de tocar. Dessa maneira eu recomendo ao iniciante usar cordas de nylon, mas lembre-se que isso também é questão de gosto.
Observe e analise o tipos de encordoamento, pois existem espessuras diferentes. Particularmente prefiro os mais finos, é uma questão de experiência.
E sempre bom consultar um especialista (Luthier) ele pode indicar o melhor tipo de corda para seu instrumento. Existem pessoas que desafinam o instrumento e deixam as cordas bambas quando o guardam, acreditam que a tensão das cordas empenam o braço.
Até que me provem o contrário não acredito que as cordas de aço podem empenar o braço do instrumento, já que comigo nunca aconteceu. O que deve ser observado é como guardar o instrumento. Nunca guarde em pé encostado na parede, como as cordas viradas para fora, isso sim poderá empenar o braço. Se possível guarde sempre deitado com as cordas para baixo e de preferência num case. Se preferir você pode usar aqueles suportes para guardar o instrumento em pé.
Como posso aprender a solar e paletar?
Bom, o solo é uma técnica que apresenta muitas dificuldades principalmente para aquelas pessoas que ainda não possuem agilidade nos dedos e mãos e um bom sincronismo.
Existe um técnica que apelidamos de paletadas alternadas que é extremamente útil na execução de solos. Esta técnica é considerada bastante simples, é fundamental para o estudante de solo. As paletadas alternadas ajudam a desenvolver a agilidade e velocidade na prática dos solos, e são matérias preliminares de outras técnicas como o SWEEP PICK - técnica de paletadas que permite a execução de várias notas em poucos segundos. As paletadas alternadas são consideradas o modo acadêmico de se tocar, cromatismos, escalas, solos, etc...
Portanto e a primeira técnica que se aprende ao começar a estudar solo. O domínio desta técnica e simples, basta seguir os exercícios com precisão, com tempo você acostuma e passa a tocar todos seus solos e arranjos com paletadas alternadas, passa a ser involuntário.
Existe outras técnicas que usam paletadas no mesmo sentido, vai depender muito do estilo do sentimento da música. Observe também aqueles instrumentistas que não usam paletas, como os veteranos da música flamenca. Procure observar os guitarristas nas apresentações, você vai ver que muitos aplicam esta técnica. Se realmente deseja aprender a improvisar
em solos, devera saber usar esta técnica, e acredite, que com bastantes estudos o que antes era complicado, agora se tornará uma coisa simples.
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